08 dezembro 2009

8 dicas para reduzir o stress ao blogar!

Olá amigos do blog concentrado na informação hoje lendo alguns site que costumo sempre acompanhar me deparei com um artigo muito interessante para todos os blogueiros. Sabemos que para fazer um blog e muito fácil o difícil e manter a qualidade nos artigos e conseguir lutar com a preguiça que acompanha. Muitos de nós se estressamos bastante e ficamos exaustivamente cansado de ficar horas e horas buscando notícias, escrevendo, comentando em outros blogs. Então rei colocar essas dicas para que venham ajudar em nossa caminhada. Essas dicas são especias para probloggers ou blogueiros que administram mais de um blog, e ficam ansiosos e estressados com temas do trabalho no dia-a-dia.

1 - Páre de criar novos projetos, termine os atuais primeiro!
É comum quem tem negócios na web ficar investindo e pensando constantemente em novos sites. É muito bom, claro, mas tome cuidado. Se você não anda administrando em tempo hábil todos os seus projetos atuais, então porque iniciar novos, que provavelmente não dará conta também? Faça as coisas devagar, terminando um projeto antes de começar outros. Terminar não quer dizer largar ou deixar pra lá, mas deixar o site estável, sem matérias ou programações pendentes.
2 - Organize melhor a produção dos seus posts
É comum vir uma idéia repentina e você começar a blogar sobre ela. Nos instantes seguintes, pode ficar algo "vago", ou "sumir" a essência que preencheria o conteúdo. Você tem uns 2 ou 3 parágrafos incompletos. Guarde o rascunho, e volte amanhã. É uma boa forma de obter conteúdo extra para seus posts. No decorrer do dia automaticamente você poderá pensar ou ver o que adicionar, e no final terá um texto mais completo.
É bom também fazer uma "pauta", ou lista de temas. Você pode consultar suas fontes (no caso de um blog de tecnologia) e marcar os assuntos que mais interessam no dia. Depois leia cada um, e escreva sobre eles. Ficar escrevendo um artigo ansioso por encontrar mais e mais para os próximos tende a reduzir a qualidade do artigo em que você trabalha no momento. Tendo já separado, você saberá que poderá ver com calma depois, mesmo que sejam poucas horas ou minutos depois.
3 - Evite fazer muitas coisas ao mesmo tempo
Muitos blogueiros (eu mesmo tenho esse "maldito" hábito) vivem fazendo várias coisas ao mesmo tempo. Assim que vão pro PC abrem email, Analytics, Adsense feeds, o painel do blog, revisão de comentários... Sem contar aqueles que fazem isso logo que saem da cama (ou os que já levam o notebook pra cama então...). Tome cuidado. Experimente separar um tempo para cada coisa. Uma vez por semana analise os acessos devagar, com calma, e no resto dos dias contente-se em apenas olhar os resultados gerais, acessos/pageviews. Separe um tempo para respoder emails e comentários, outro para redigir novos artigos, outro para lazer, etc. Fazer isso picado enquanto você escrevia um artigo ou lia um feed num blog, acaba prejudicando o desempenho. Não mata, mas prejudica.
A capacidade multi-tarefa do cérebro humano não é das melhores, o delay para alternar entre as tarefas prejudica a concentração. Atividades gerais do hardware humano são controladas por chipsets independentes, que fazem o trabalho automaticamente, sem depender da área consciente do processador principal. Andar, ver, ouvir, sentir cócegas, piscar os olhos, etc são itens controlados automaticamente. Até mesmo os movimentos necessários para levar os músculos certos para teclar uma determinada letra são controlados por co-processadores dedicados, você não precisa pensar "vou levantar esse dedo e mover tantos cm pra esquerda, a seguir descer devagar, e baterei na letra X...". Já entender, ler, analisar, verificar isso ou aquilo exige processamento do seu cérebro com dedicação. E quanto mais coisas você fizer ao mesmo tempo, menos tempo terá para cada uma delas.


Para lêr a lista completa entra no site explorando e aprendendo nesse link.
Espero que possa ajudar.

4 comentários:

Consultor Previdenciário disse...

Realmente a falta de tempo ou de inspiração nos deixa ansiosos, muito boas as dicas.

concentrado disse...

Olá amigo Catarino, e verdade a falta de tempo e nosso pior inimigo.

Valeu por comentar nesse humilde blog

Victor S. Gomez disse...

Todas muito boas. Não dá para deixar de comer, saco vazio não para em pé. Abraços

concentrado disse...

Victo, que bom que gostou.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails