04 dezembro 2009

Conheça os domínios mais perigosos da web em 2009

Na pesquisa, realizada pela McAfee, Camarões (.cm) é o mais perigoso. O Brasil ficou na 70ª posição, tendo 1,8% de domínios que possuem downloads com ameaças.
Saiu o terceiro relatório anual da McAfee, “Mapeando os perigos da Web – os domínios mais perigosos do mundo” e o estudo revela que Camarões (.cm), na África, superou Hong Kong (.hk) como o domínio mais arriscado da web. Ao contrário, o domínio do Japão (.jp) é considerado o mais seguro, ficando entre os cinco mais seguros pelo segundo ano consecutivo.

O domínio da web com maior volume de tráfego do mundo, “comercial” (.com), saltou do nono para o segundo mais perigoso, ao passo que “governo” (.gov) é o domínio não vinculado a países mais seguro.

Camarões, pequeno país africano que faz fronteira com a Nigéria, saltou para o primeiro lugar neste ano, com 36,7% dos domínios .cm, representando riscos à segurança, mas nem sequer entrou na lista no ano passado. Como o domínio .cm representa um erro de digitação comum de quem pretende acessar o domínio .com, muitos cibercriminosos criam sites falsos que se aproveitam desses erros e levam a downloads mal-intencionados (conhecidos como typo-squatting), de spyware, adware e outros programas indesejados.

Após medidas dos gestores de domínios de .hk para impor restrições aos registros relacionados a golpes no ano passado, Hong Kong caiu 33 posições, do domínio mais arriscado em 2008 para o 34º mais arriscado em 2009. Atualmente, apenas 1,1% dos sites de .hk representam risco, enquanto que, no ano passado, a proporção era de um site .hk arriscado a cada cinco.

Entre os domínios de países, República Popular da China (.cn) e Samoa Ocidental (.ws) estão entre os cinco mais perigosos nos últimos dois anos.

Outras conclusões do relatório “Mapeando os perigos da Web – os domínios mais perigosos do mundo” de 2009 relatam:
• Dos 27 milhões de sites e 104 domínios de nível superior avaliados pela McAfee para este relatório, 5,8% representam riscos à segurança – ou seja, são mais de 1,5 milhões de sites arriscados.

• Os sites registrados nos domínios da Web da Ásia-Pacífico são consideravelmente mais arriscados do que a Web em geral: 13% deles representam ameaça. Essa região contém tanto o segundo domínio mais arriscado - o da República Popular da China (.cn), quanto o domínio mais seguro - Japão (.jp).

• A Irlanda (.ie) é o domínio da Web mais seguro da Europa, com apenas 1% de sites arriscados.


"Este relatório destaca a velocidade com que os cibercriminosos mudam suas táticas para enganar o maior número de vítimas e evitar serem descobertos. No ano passado, Hong Kong foi o domínio mais arriscado e, neste ano, sua segurança melhorou muito", diz Mike Gallagher, diretor de tecnologia do McAfee Labs. "Os alvos dos cibercriminosos são regiões onde o registro de sites é barato e prático e onde eles correm menos risco de serem descobertos", explica o executivo.

Para a pesquisa, a McAfee utilizou as ferramentas SiteAdvisor e TrustedSource e analisou mais de 27 milhões de domínios nacionais e genéricos da Web e calculou uma proporção ponderada de risco. O SiteAdvisor testa os sites em busca de explorações de navegadores, phishing, excesso de pop-ups e downloads mal-intencionados, e gera as classificações dos sites. Já a tecnologia TrustedSource, sistema de reputação da Internet, realizou uma análise como: os padrões de tráfego da web; o comportamento de sites; conteúdos hospedados, tudo para gerar informações sobre os riscos dos sites à segurança.

1 Comentário:

Adriano Luz disse...

Muito interessante o artigo.

Parabéns
Adriano Luz

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails