18 janeiro 2010

Os piores complexos dos seres humanos.

Olá amigo do blog Concentrado na Informação sejam bem vindos. Hoje iremos falar sobre os complexos dos seres humanos, irei citar alguns, mais é claro que tem muito mais. Colocarei os que mais me chamaram atenção.Mais o que é Complexo, segundo a Psicologia Analítica são pensamentos ou idéias carregadas de emoções que,com o passar dos tempo, se juntam ao redor de um específico arquétipo, como arquétipo materno ou paterno por exemplo. Portanto o núcleo do Complexo é sempre um arquétipo e todas as ideías ou emoções relacioanadas àquele tema, vão se acumulando em volta desse núcleo e formam o complexo. Agora que já vimos o conceito de Complexo vamos conhecer alguns.




1 - Complexo de Frankenstein - é um termo coloquial para medo de robôs. ...

2 - Compelxo de inferioridade - É ter a auto-estima baixa... A pessoa não vê valor nela mesma, e sempre acha que os outros são melhores que ela.

3 - Complexo de Édipo - Esse  foi  o que mais me chamou atenção, é quando a criança atinge o período sexual fálico na segunda infância e da-se então conta da diferença de sexo tendendo a fixar sua atenção libidinosa nas pessoas do sexo oposto no ambiente famíliar. Como por exemplo o filho que tem desejo sexual pela sua mãe.

Então pessoal é isso espero que gostem do artigo. Deixem seus comentários para enriquecer ainda mais o artigo.
 



22 comentários:

bruninha-bbs disse...

Muito interessante seu post
Que vc tenha muito sucesso


Abraços

Anônimo disse...

é, realmente interessante....
abs

Artefatus disse...

Muito estranha essa de èdipo, bizarra até. Parabéns, pretende mandar as outras Alexandre? Se sim serão bem vindas.

concentrado disse...

Obrigado minha linda.Espero que você alcance também seus objetivos.

concentrado disse...

Ana.Obrigado por ter gostado.

concentrado disse...

Edvalter, essa achei muito estranha mesmo. Vou sim mandar as outras.

LUIZ GUÉNZ (LUIZ GNZ) disse...

ALEXANDRE:

1 - Cuidado com os "Errinhos" de Portugues, OK ..??

Isto faz a DIFERENÇA ... !!! ... E MUITO .. !!

2 - POST ÓTIMO ... !!! ... Super Interessante ... O Seu BLOG tambem é muito bom ... só é neecessário uma MAIOR ATENÇÃO DE SUA PARTE, com Relação aos Erros Ortográficos e/ou de DIGITAÇÃO ...

3 - E por ultimo ....

RESPONDI O SEU COMENTARIO lá em meu BLOG ...

Mas aqui o reproduzo, certo?

Então lá vai ...

ALEXANDRE:

CONCENTRADO NA INFORMAÇÃO ...

Com 55 Anos de IDADE e 40 anos de Profissão, seu EU não for criativo eu volto é para a ROÇA ... !!!

Eu comecei, minha CARREIRA PROFISSIONAL, com 15 para 16 anos de Idade, em RADIO, fazendo o SHOW DE RADIO, do "Saudoso" ESTEVAN BOURRUL SANGIRARDI, na Rádio Jovem Pan de São Paulo, no começo de 1970 ...

Alguma coisa deu para aprender nestes ANOS todos, verdade ... ??

Meu amigo, ALEXANDRE ... ???

hehehehehehe


LUIZ GUÉNZ - LUIZ GNZ

Alphaville - Barueri - SP - Brasil

concentrado disse...

Valeu amigo Luiz pelo conselho.

Rosana Madjarof disse...

Alexandre,

Parabéns pelo excelente post, pois os complexos que você citou são os mais conhecidos, muito embora existam muitos outros vários tipos de complexos, e tem dois tipos que eu acho bem interessantes. São eles:

1. Complexo de Peter Pan: Baseado no personagem que foi parar na Terra do Nunca e que ficou criança para sempre. Pois é, tem gente que deseja manter-se sempre jovem. E por essa razão se descuidam das responsabilidades de virar um adulto, deixam de assumi-las ou por sentirem dificuldades de enfrentá-las.

Isso acontece por falta de desenvolvimento do senso moral, que é o que propicia a superação de obstáculos íntimos ou externos. A pessoa não assume qualquer tipo de responsabilidade, é como se ela parasse no tempo.

2. Complexo de Cinderela: Quem não sonhou em ser uma princesa como Cinderela? Isso é tão comum que existe um complexo que recebe esse nome, por mulheres que fantasiam em encontrarem seu príncipe encantado. Isso chega a ser tão grave, que a mulher não consegue se relacionar com homem algum.

Ela não pensa em suas responsabilidades, buscando um cara que se disponha a sustentá-la e a protegê-la material e moralmente. O que acaba resultando em decepções e frustações quando seu namorado, noivo ou marido não atende a suas expectativas e ansiedades.

Bjs.

Rosana.

Anônimo disse...

Deixo aqui meu comentário através deste pensamento."Qualquer desequilíbrio que o homem provoque em si mesmo, tanto em seu complexo psicológico, físico ou mental,contraria de fato o Grande Pensamento, que pode trazer-lhe como consequência sérias alterações no ritmo normal de sua vida".Carlos Bernardo González Pecotche

um abraço da kacal

O CASTELO BRANCO disse...

Muito interessante, SEU BANNER FOI ADERIDO.

Unknown disse...

Complexo de inferioridade
acho que é o pior deles
pois vai destruindo as pessoas aos poucos que deixa tudo passar pela sua vida
achando que nada é para ele.

bjs

concentrado disse...

Rosana, irei escrever outro post relacionado ao assunto e irei colocar esses que vc citou. Obrigado por está sempre presente.

concentrado disse...

Anonima. Adorei seu comentário.

concentrado disse...

Castelo Branco. Como vai amigo, estou de volta. valeu por colocar meu banner em seu blog, farei o mesmo.

concentrado disse...

Nakamura.Concordo com vc.Um abraço.

Leila Franca disse...

Olá Alexandre,

Quanto ao complexo de inferioridade, ele pode vir mascarado. O indivíduo age como se fosse um rei, um deus pra disfarçar o complexo de inferioridade. Isso acontece muito por exemplo, com homens que gostam de contar vantagem sobre suas conquistas, garotas, etc nem sempre verdadeiras. Na verdade ele está disfarçando o sentimento de inferioridade que de fato sente.

O CASTELO BRANCO disse...

Xanguuinho, percebi que o banner do "Estabilidade Emocional" não leva ao blog quando clicamos nele, mais encontrei o problema, o link está faltando a letra "D" na palavra "estabilidade" do endereço, confira e repare o erro.Valeu.

concentrado disse...

Leila amiga não tinha pensado por esse lado, você está coberta de razão.

concentrado disse...

Alcb amigo não tinha reparado, valeu pela ajuda.

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkk
que coisa horrivel

Anônimo disse...

..
mss rflti bstnt

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails